Guia para escolher um pá de pizza profissional

A variedade de materiais disponíveis, as dimensões, as alternativas na forma das pás, no sistema de engate com o cabo e os modelos lisos ou perfurados, permitem que todos escolham a pá de pizza profissional que melhor se adapta às suas necessidades.

 

1. USO: ENFORNAR OU FORNEAR E DESENFORNAR

As pás de enfornar são projetadas para tirar a pizza da bancada e depositá-la no forno. Elas têm diferentes formas e tamanhos para se adaptar a diferentes variações de pizza e comprimentos de cabo adequados para diferentes espaços de trabalho: uma pá de pizza muito longa se tornaria incômoda, uma muito curta não permitiria o gerenciamento correto do forno.

A pazinhas de fornear e desenfornar são ágeis e precisas, servem para: movimentar a pizza no interior do forno; verificar o ponto de cocção levantado a pizza e olhando o fundo; e para desenfornar quando estiver no ponto correto. As dimensões das pazinhas Gi.Metal garantem a superfície de suporte correta para qualquer tamanho de pizza.

 

2. MATERIAIS: MADEIRA, AÇO OU ALUMÍNIO?

Quais são as vantagens e desvantagens destes três materiais diferentes com os quais é feita uma pá de pizza? Vamos vê-los em detalhes:

Pás de pizza de madeira. A madeira é um material ligado à tradição, facilmente trabalhável, mesmo com tecnologias artesanais. Suas desvantagens estão relacionadas à menor duração e a uma dificuldade efetiva em manter a higiene. No Brasil, o uso de utensílios de madeira em cozinhas profissionais é proibido pela Anvisa (resolução 216 de 2004), cujo texto menciona: "...os utensílios de madeira apresentam superfície porosa, a qual facilita a proliferação e acúmulo de bactérias e fungos."

Pás de pizza de inox. Ao contrário da madeira, o inox possui características de vida mais longa, maior fluidez e são mais robustas: resistem bem aos choques que ocorrem entre a bancada e o forno. Por outro lado, eles têm um peso específico mais alto comparado ao alumínio. O aço utilizado nas pás da Gi.Metal é estritamente inoxidável, de origem europeia, com baixa porcentagem de níquel pelo respeito às alergias.

Pás de pizza de alumínio. São leves e reduzem o atrito entre a massa e a pá, fazendo com que pegar a pizza da bancada e soltá-la no forno sejam um movimento fluido e natural. A robustez e durabilidade são frutos do próprio desenho da pá. O peso é ainda mais reduzido graças à perfuração presente na superfície da pá de pizza. As ligas de alumínio são submetidas a tratamentos especiais para aumentar sua resistência e facilitar a higiene.

A anodizações dourada (linha GHA Gold), dura (linha Carbon) e neutra (linhas Azzurra, Napoletana, Sem Glúten, Alice e Aurora) são alguns dos tratamentos adotados pela GI.METAL, que tornam a superfície mesmo, esteticamente agradável, protegendo-a de oxidação. Desvantagens reais não são identificáveis ​​no uso deste material, talvez somente a necessidade de maior delicadeza na produção, com máquinas muito sofisticadas e de alta tecnologia.

 

3. TIPOS: LISA OU PERFURADA?

Algumas pessoas preferem a versão lida da pá de pizza, porque buscam estabilidade máxima e maior rigidez, e há aquelas que se converteram para a versão perfurada, apreciando a extrema leveza, a flexibilidade do instrumento na superfície de trabalho e a vantagem de poder descarregar a farinha em excesso antes de levar a pizza ao forno.

A Gi.Metal foi a primeira empresa a conceber e realizar as pás de pizza perfuradas, que permitem descarregar a farinha extra, que fica no fundo da massa, antes de assar a pizza. Durante a abertura da massa e o preparo da pizza o excesso de farinha presente na bancada adere ao fundo da pizza e é transportada para dentro do forno. Ela naturalmente queima, causando inúmeros problemas como fumaça, fuligem, gosto amargo da pizza e maior necessidade de limpar o forno. As pás de pizza perfuradas permitem eliminar, ou pelo menos reduzir bastante, essas desvantagens

As vantagens das lâminas de pizza perfuradas:
- Deslize máximo: superfície menor significa menos atrito. Os furos são chanfrados e arredondados nas extremidades do corte, de modo que até mesmo a massa mais hidratada deslize suavemente. Consequentemente, você poderá usar menos farinha na bancada.

- Leveza: a pá perfurada tem menos material, portanto, pesa menos.

- Menos fumaça: menos farinha queimada significa menos fumaça na produção.

- Não há mais queimaduras e gosto amargo de pizza: a farinha que queima sob a pizza cria queimaduras pretas e confere um gosto amargo.

- Menos tempo de limpeza : menos farinha queimada no forno significa menos necessidade de limpá-lo.

 

4. FORMA: REDONDA OU RETANGULAR?

A pá de enfornar da Gi.Metal é construída como um local seguro e preciso para pizza e permite um manuseio fácil e seguro.

A pá de pizza retangular é uma opção segura e tradicional, tem uma superfície de contato maior com a pizza, e a borda frontal mais larga, porém reta, para pegar a pizza da bancada.

A pá de pizza redonda apresenta uma borda frontal prolongada com um desnível suave e regular ao longo de uma grande extensão da curvatura para que o pizzaiolo pegue a pizza da bancada mesmo estando numa posição lateral, e não apenas frontal. Além disso, ter cantos arredondados permite aproximar as pizzas do forno, garantindo o manuseio correto e aumentando a eficiência do forno.

 

5. DIMENSÕES

O tamanho da cabeça da pá de pizza deve ser escolhido de acordo com o tamanho da(s) pizza(s) que serão produzidas. Normalmente, uma pizza de tamanho padrão varia de 33 a 36 cm de diâmetro. As pizzas gigante / maxi / família chegam a 45 ou 50 cm.

Se o formato da pizza é oval, ou retangular, como a pinsa romana, pizza in pala, pizza in teglia, pizza al taglio, será necessária um pá retangular de dimensões maiores.

A medida do cabo, por outro lado, é escolhida com base na profundidade do forno usado para trabalhar. O cabo deve ser longo o suficiente para evitar queimaduras. O cabo curto, de 30 cm, é recomendado para fornos esteira e pequenos fornos de câmara (elétrico ou gás). O cabo de 50 cm é sugerido para fornos elétricos profissionais, enquanto os comprimentos de 120 a 200 cm são adequados para grandes fornos, sobretudo a lenha.

 

6. PREÇOS

As pás de pizza GiMetal têm valores muito diferentes para atender às necessidades dos usuários.

As variáveis para a determinação do preço baseiam-se no tipo de usuário (pizzaiolo profissional ou amador); na frequência de uso (quantas pizzas se produzem por noite, quantas noites por semana); na qualidade das matérias-primas utilizadas; e no processos industriais empregados na fabricação.